top of page
Buscar

Conheça 11 atividades lúdicas para fazer em casa com seu filho




Envolver as crianças de forma atrativa e divertida é um grande desafio das famílias e educadores. Nesse contexto, fazer o uso de atividades lúdicas pode ser bastante benéfico para o desenvolvimento dos pequenos.


Afinal, nada melhor do que aprender sem perceber e ensinar com brincadeiras. As atividades lúdicas têm inúmeros benefícios e não exigem gastos ou grandes elaborações.


Neste artigo, esclarecemos o que é atividade lúdica, sua função e benefícios. Além disso, traremos várias sugestões de como inseri-la no dia a dia das crianças. Confira!


O que são atividades lúdicas e qual a sua função?


Atividades lúdicas são formas de aprendizagem utilizando aquilo que diverte e interage com a criança. Por meio de brincadeiras, as crianças aprendem sobre seu papel social, sobre as coisas que as envolvem, sobre os detalhes da natureza e desenvolvem o equilíbrio, o raciocínio lógico, o cognitivo, a coordenação motora, a concentração, a agilidade e a imaginação.


Essas atividades também desenvolvem a linguagem, o conhecimento matemático e científico. Enfim, de uma forma divertida e sem entediar a criança, é possível ensinar e desenvolvê-la, com situações simples e que poderão envolver toda a família.


Quais os benefícios das atividades lúdicas?


É na infância que podemos criar as melhores lembranças e desenvolver habilidades que serão extremamente úteis na vida adulta e profissional. Portanto, são inúmeros os benefícios de envolver as crianças nessas atividades lúdicas.


As atividades lúdicas contribuem para o pleno desenvolvimento infantil. Cada fase da vida envolve um novo aprendizado como falar, andar, ler, escrever, enfim. As atividades podem e devem levar em consideração a fase de desenvolvimento da criança, dando estímulos à sua evolução.


Outros benefícios são a socialização e criação de vínculos, pois as atividades podem ser desenvolvidas em grupos com irmãos, primos, amigos ou vizinhos. Então, a criança aprenderá a trabalhar em equipe, respeitar as diferenças e a ser companheira. Poderá, ainda, formar uma boa rede de amizade para a vida toda.


Como aplicar o uso de atividades lúdicas?


Existem diversas atividades lúdicas que podem ser usadas com as crianças. Confira uma lista de coisas simples que podem ser realizadas!


1. Histórias


Desde a leitura de um livro com a criança acompanhando as figuras, até a criação de uma peça teatral envolvendo toda a família. Ler e contar histórias é fundamental no desenvolvimento da criança.


Procure livros que tenham uma didática que prenda a atenção, com imagens e outras percepções de sons e texturas. Tudo isso ajuda a criança a compreender os detalhes das coisas que a envolvem.


2. Maquete


Incentivar as artes manuais é algo saudável para a vida. Utilizamos nossas mãos em tudo e a habilidade de mexer com coisas delicadas com firmeza, pode ser desenvolvida logo nos primeiros anos de vida.


Diante disso, uma ótima forma de envolver as crianças em um trabalho manual é criando uma maquete. Pode ser a maquete de uma casa, de um carro, de um objeto ou ainda, de uma cidade completa. Quantos detalhes podem ser elaborados e quanto aprendizado pode ser obtido com este trabalho. Ensinamentos sobre trânsito, cidadania, saúde, limpeza, organização, socialização e meio ambiente podem ser inseridos nesta atividade.


3. Telefone sem fio


Brincadeira antiga, mas que tem muito a ensinar, como a capacidade de falar bem baixinho, de ouvir com atenção a mensagem que foi transmitida e transmitir com perfeição para o colega. A brincadeira é capaz de envolver um grande grupo de crianças e mantê-las concentradas por um bom tempo.


4. Massinha de modelar


Uma atividade amada pelas crianças, que desenvolve a habilidade motora fina e que pode ser utilizada para ensinar o alfabeto (criando letras e colocando em ordem), matemática (fazendo bolinhas e envolvendo-as em contas simples), entre outras coisas. Bonecos podem ser criados para contar uma história, brincar de cozinhar ou de cientista.


5. Circuito


Monte um percurso para que as crianças corram, pulem, se arrastem, entre outras atividades. Inventar um circuito, até mesmo dentro de casa, é interessante para desenvolver a criatividade, inteligência, equilíbrio, raciocínio lógico, agilidade, concentração e coordenação motora.


6. Pintura ou desenho


Seja a pintura a dedo ou utilizando pincéis e lápis de cor, a atividade envolve a criança a colocar em um desenho aquilo que está em sua imaginação. Portanto, além de desenvolver as habilidades manuais, incentiva a criança a expressar seus sentimentos e demonstrar seus pensamentos.


7. Jogo da memória


Ótimo para a percepção de detalhes e concentração, o jogo da memória pode ser utilizado de forma tradicional ou ainda, de forma inovadora, utilizando associações, como: associar pais e filhotes, letras e nomes, números e quantidades, cores e objetos, entre outros.


8. Mímica


A mímica é uma ótima forma de incentivar crianças tímidas a se expressarem. Primeiramente, é necessário compreender a palavra proposta para encontrar um meio de demonstrá-la com gestos e expressões corporais. Uma boa forma de trabalhar a comunicação.


9. Dança


A dança desenvolve a consciência corporal, a habilidade motora grossa e a capacidade de se expressar. Dançar fazendo uma coreografia, livremente ou aquelas músicas que incentivam a apontar coisas ou partes do corpo, são formas de diversão e desenvolvimento para a criança. Explore a alegria através da dança e da música.


10. Cabana


Utilizando qualquer pano, cobertores ou lençóis, é possível criar uma simples cabana capaz de divertir os pequenos e sair da rotina. Ótima atividade para um dia chuvoso em que sair ao livre não é uma possibilidade, além de ser muito gostoso reunir a família nesta cabana, comer uma pipoca, contar histórias e deixar a imaginação fluir como se estivessem, de fato, acampando.


11. Caça ao tesouro


Uma brincadeira simples, que vai envolver as crianças por um bom tempo é um caça ao tesouro. Utilize os aprendizados daquela semana para elaborar enigmas das próximas pistas. Isso incentivará o uso da memória e raciocínio para completar a brincadeira e ajudará a fixação deste aprendizado recente.


Qual o papel das famílias nas brincadeiras?


As famílias devem buscar atividades lúdicas ideais para cada fase de desenvolvimento da criança e propor de forma inovadora e criativa no tempo livre delas. Caso seja difícil inventar, pergunte aos professores dos seus filhos sugestões de como utilizar essa ferramenta de forma estratégica. Contar com o apoio da escola é muito importante para que o desenvolvimento da criança seja pensado de forma conjunta.


Além disso, a participação da família e envolvimento nessas atividades, colabora na criação de vínculos afetivos, respeito mútuo e fortalecimento da confiança. É importante, ainda, atentar para propor algo que as crianças sejam capazes de realizar, para que as atividades não sejam desafios impossíveis. A segurança nessas brincadeiras também deve ser considerada.


Neste artigo, vimos o que são atividades lúdicas, seus objetivos e benefícios. Trouxemos uma lista de brincadeiras que podem ser realizadas com as crianças e abordamos a importância da família e da escola para o desenvolvimento da criança com o uso dessas atividades.


Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo nas redes sociais para que outras famílias também adquiram esse conhecimento!

491 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page